Keep The Ocean Blue

Seta

#oceanosemplástico

Praia de São Conrado tem 'tsunami de plástico' e gera repercussão mundial

Praia de São Conrado tem 'tsunami de plástico' e gera repercussão mundial

O impacto da poluição no mar foi registrado por Ricardo Gomes, do Instituto Mar Urbano. Em um vídeo é possível ouvir o barulho do plástico que assustou o diretor da ONG que fazia uma live no momento.

Durante a noite, funcionários da Comlurb realizaram a limpeza do local.

Uma publicação da ONG Oceana aponta que pelo menos 70% dos resíduos encontrados nas praias é plástico. Embalagens de alimentos, junto com pontas de cigarro são os itens mais encontrados nas praias do Brasil. Por não se degradar, o plástico, ao longo dos anos, se divide em pedaços cada vez menores.

Ricardo Gomes explica que é comum, em dias de chuva, o aparecimento do lixo, mas que é preciso que a população se conscientize.

     

O que aconteceu depois da repercussão?
Ricardo relatou que, um dia depois de o vídeo começar a circular, a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) fez um serviço de limpeza na Praia de São Conrado, mas não conseguiu retirar objetos que já estavam próximos ao mar. "A Conlurb entrou com um trator, o que pode ter sido reflexo da divulgação do video. Mas ela é muito eficiente nisso. Só que a gente gera muito lixo. A gente tem que fazer nossa parte, porque não tem Comlurb que dê conta", analisou Ricardo. Nina, filha de Ricardo, costuma participar com o pai da limpeza nas praias. Ontem ela posou para uma foto ao lado do lixo no mar, com uma mensagem de "SOS".